Listas de debates servem para debater. Aparentemente essa afirmação está correta. No entanto, as listas também são utilizadas para a divulgação de novidades e para a auto- promoção sem vergonha de certos profissionais.
Alguns pensam que podem ir além da conduta normal. Talvez por acreditar que sejam os donos da digitalidade. Ou, simplesmente, por imaginar que tem uma reputação imutável. Mas reputação é algo que se constrói diariamente. Ficar sujo num micromercado é muito mais fácil do que construir com glória a tua estória.
Penso que alguns posicionamentos incomodam. Alguns pensam que debater sobre negócios é a mesma coisa do que falar comercialmente. Se você pensa numa lista como um balcão de negócios... problema teu!. Vejo pessoas tentando entender o novo mundo dos negócios. Vender é muito pouco para esse momento que estamos vivendo.
Mas existe muita irresponsabilidade na idéia da auto- promoção desenfreada. Principalmente, quando a ação parte de pretensos profissionais de marketing na rede. Estes deveriam entender melhor do que ninguém que técnicas marketeiras equivocadas criam sequelas, tais como, as consequências técnicas do spam, a invasão da privacidade e a idiotização do público alvo. Internet não combina com esses fatores.
Lista não tem dono. Existem apenas pessoas interagindo. Uma comunidade se move de forma nômade. Somos seres digitais, e tudo que queremos está a um click do mouse. Logo, quem debate são pessoas. Se existem críticas essas deverão ser difundidas no grupo. Para alguns é um vexame, mas para outros é a maneira que estão encarando o novo mundo dos negócios. Pedir críticas em PVT está em desacordo com o meu trabalho. É a institucionalização do firewall corporativo... ou deste muro de Berlim inverossímil. Para manter a tua reputação saiba entender a rede.
Postar lixo comercial não é necessário. O mesmo antigo tom, as mesmas antigas mentiras. Não é de se espantar que mercados conectados não tem respeito por empresas que não querem falar como eles. Seja criativo, ousado, autêntico e transparente. Não use o microfone virtual como forma de auto promoção. Isso é babaquice. Os mercados estão cada vez mais inteligentes. Elvis disse: "Nós não podemos seguir juntos com mentes suspeitas."